O tecnofeudalismo torna os usuários servos da nuvem: Big Techs extraem os dados como riqueza digital.
No meu novo ensaio, apresento a auto-hospedagem como linha de fuga para estas práticas. De soluções simples para usuários comuns; a homelabs, para usuários mais técnicos.
Convido a todos para reaver o controle de seus dados no Rizomático.
Meu sonho fazer meu servidor caseiro, cansado dessas soluções ruins que existem hoje.
Eu uso um notebook antigo( reaproveitado ). Não sou de TI, mas consegui instalar o que precisava via docker; e jogo o “sinal” para fora da rede caseira com o Tailscale. Estou funcional desta forma a 3 anos. Sem surpresas desagradáveis. Faço um backup online também, em uma VPS de $3 dólares com 1 TB de espaço.
Texto muito bom, e muito útil o passo a passo pro self-hosting, muita gente da TI que conheço tem interesse nessa parte e nunca sabe por onde começar.
Obrigado. Eu não sou de TI, e veja que consegui instalar tudo o que precisava via docker, localmente. Como já mencionei para o @anthuansousa@mastodon.social , eu uso um notebook antigo, e jogo o sinal para “fora” da rede local via Tailscale; mas faço um backup online via um VPS de $3 com 1TB, via syncthing com a opção de “unstrust” habilitado, ou seja, tudo que vai para o VPS, vai criptografado.
Fazer self-hosting é viciante, já devo ter uns 20 serviços auto hospedados, e a maioria eu nem usokkkkkkk
Verdade. Eu tenho meus pacotes fixos( com 3 anos de uso), mas vivo experimentando algo novo.
Muito bom ter um homeserver ali com tudo configuradinho mas mal e mal usado kkkkkkk 😂 É complicado ter tempo de aproveitar as coisas que a gente configura.
É verdade. E existe muita coisa boa, toda hora. Eu agora estou em um dilema entre: Trilium next, Affine, Anytype e Appflowy. Todos autohospedados; e cada um com sua limitação, mas todos muito bons.





